top of page

Lich - Magos Necromantes


Poderosas entidades presentes em várias obras de ficção e também em jogos, os Lichs são criaturas mitológicas muito raras, que nada mais são do que “corpos” desencarnados. O que os diferencia de um fantasma é que eles são entidades físicas.


São descritos como uma espécie de morto-vivo com uma aparência bem esquelética, e por esse motivo algumas pessoas costumam confundir os Lichs com zumbis. Porém, diferentemente dos mortos-vivos, eles não se alimentam de humanos e possuem todas as funções cerebrais intactas. Em geral, eles são representados como caveiras que costumam controlar outras criaturas fantásticas, como soldados ou servos.


Além dessa diferença dos zumbis, os Lichs também adquirem sua imortalidade de outra forma, separando sua alma de seu corpo por meio da necromancia. Ou seja, um Lich é o corpo de um feiticeiro poderoso morto que, por meio de um ritual macabro, adquiriu a imortalidade. Mais especificamente, um mago pode salvar sua alma dentro de um objeto conhecido como “filacteria” – é só lembrar das horcruxes de Harry Potter para entender - e tornar-se um Lich.


A origem desse ser mitológico varia de acordo com o universo em que ele existe. Por exemplo, hospedar a própria alma ou parte dela em um objeto, tornando-se imune à mortalidade, ou usando outros métodos mágicos mais específicos.



Como nasce e como morre um Lich


Mesmo os mais poderosos magos e bruxos não podem escapar da passagem do tempo e da morte. Seus corpos mortais e suas necessidades biológicas são um fardo que os impedem de atingir o auge de seu poder. Então, pensando nisso alguns dos magos mais sábios conseguiram resolver este problema, transformando-se em mortos-vivos. Assim, nem a fome, nem o sono, nem a doença, distraem o necromante do estudo da magia e da morte, tornando-os magos ainda mais fortes e mortíferos.


Uma vez disposto a se tornar um morto-vivo, o mago deve preparar a sua própria morte por meio de uma poção de veneno, mas primeiramente deve criar um objeto de fetiche, onde sua alma será depositada durante o ritual (cujo será apresentado mais abaixo). Isto irá separar o corpo de sua alma.


O corpo do mago será reanimado pelo poder do ritual, que também permitirá ao lich recém-criado manter a inteligência e as habilidades que o mago possuía em vida. O corpo de um Lich pode receber ataques mortais, mas continuará a se levantar enquanto sua alma estiver a salvo no objeto de fetiche, cujo é sua fonte de energia e poder.


Uma vez que a alma de um lich está ligada à sua Filactéria (ou Fetiche), destruir o seu corpo físico não irá matá-lo. A sua alma irá retornar para a Filactéria e seu corpo será recriado por ela, mantendo sua imortalidade. Com isso, a única forma de destruir permanentemente um Lich é destruindo sua Filactéria.




Na cultura Popular


O Senhor dos Anéis

Na famosa literatura de alta fantasia de J R R Tolkien, para fins comparativos, suponha que o lich fosse Sauron, o senhor das trevas. De maneira simplificada, sua Filactéria, ou "transeunte", seria o Um Anel.


Harry Potter

Em um caso específico de um personagem da literatura atual com características de um lich as filactérias ganham um novo nome: "horcruxes". O personagem Voldemort, da série de livros Harry Potter, é uma visão nova do que seria um lich, tendo não apenas uma, mas sete filactérias nas quais depositou os fragmentos de sua alma dividida para sobrepujar a morte.


RPGs

O Lich se tornou difundido também entre os RPGs Online e de mesa, sendo usado como Classe, Raça, ou até como um ou mais personagens, quase sempre vilões. Alguns exemplos mais conhecidos seriam os personagens Lich Kel'Thuzad, Lich King Arthas, Liche ou Lyches, dos jogos de estrategia Warcraft III, do MMORPG World of Warcraft e The Witcher III


Dash Quest

No jogo para smartphones Dash Quest, o chefe final do modo história é um lich. Este lich convocou um exército de monstros (como goblins, morcegos, aranhas, dragões, etc) com o intuito de dominar todo o reino do jogo. O avô do protagonista o envia cartas que o instrui as formas de derrotar os monstros, e ao mesmo tempo apresentando o passado desse reino.


Hora de Aventura

No desenho Adventure Time, O Lich é um morto-vivo cujo único desejo é destruir todo tipo de vida, possuindo como filactéria um caracol. Ele é um dos maiores vilões da série e tem capacidade de hipnotizar e possuir pessoas.


Dota 2

Ethreain, um mago que gostava de escravizar reinos inteiros, tornou-se o Lich após se traído pelos seus súditos e ressuscitado pelo geomante Anhil.[1]


Konosuba

No anime Kono Subarashii! A personagem Wiz é uma Lich.


League of Legends

No jogo League of Legends, o personagem Mordekaiser pode ser considerado um Lich.



Fontes: aminoapps, wikipedia, seresmitológicos
310 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page